Carolina

Conceitos:

Cibercidade

O olhar da modernidade nasceu da confluência da imagem técnica e da arquitetura, da arte e da ciência, da representação e da simulação.Repensar a relação entre a imagem técnica e a representação do espaço urbano, através de algumas experiências.

PARENTE, Andre – Cibercidade*. Acesso em 05 Junho de 2013 <http://www.visgraf.impa.br/visorama/WEBingles/papers/cibercidade.pdf>

 Etnia

Etnia significa povo, e é um termo de origem grega. Etnia é utilizado para denomar um determinado grupo que possui afinidades de idioma e cultura, independente do país em que elas estejam. Existem diversos conflitos de etnias, por exemplo, na África, onde existem várias etnias.

O termo etnia surgiu inicialmente em Israel, especificamente na época retratada na Bíblia, onde as pessoas que ainda não tinham sido evangelizadas, ou seja, não tinham recebido ainda a pregação, eram excluídos e diminuídos por aqueles que já tinham passado pela evangelização.

Etnia é utilizada também de forma pejorativa, para significar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. Etnia é exatamente a sua tradução, é um grupo de indivíduos que possuem fatores culturais, como religião, língua, roupas, iguais, e não apenas a cor da pele, por exemplo.

Mashup

Um mashup é um site personalizado ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.1

O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem web feeds, Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros sites.

Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão revolucionando o desenvolvimento web possibilitando a qualquer um combinar dados de fontes como o eBay, Amazon.com, Google, Windows Live e Yahoo! de maneiras inovadoras. Uma maior disponibilidade de APIs leves e simples tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar. Requerem um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos.

Transculturação

No contínuo toma-lá-dá-cá do contato com cultura, indivíduos são transformados e transforman-se, a si mesmos bem como ao mundo circundante. O sujeito transculturado, então, é alguém que… esta consciente e inconscientemente situado entre pelo menos duas culturas, dois mundos, duas linguas, e duas definições de subjetividade, e que constantemente medeia entre todos eles – ou, para dizer de outra forma, cujo “aqui” é problemático e talvez indefinível.

MARTINS, Luciana – O Rio de Janeiro dos Viajantes – pag.32

Narrativas:

DE SI:  Acredito que um dos conceitos mais discutidos, na maioria das matérias que englobam o curso de turismo, é o de lugar. Refletindo sobre tudo o que já estudamos e discutimos sobre, para mim, lugar é uma área com um significado afetivo para um indivíduo, uma mistura de cores, sons, cheiros, e a somatória de tudo pode resultar em diferentes experiências para quem frequentou esta área.

O melhor exemplo, para mim, é a fazenda dos meus pais, onde íamos a cada quinze dias e, assim toda a minha infância e juventude foi nesse lugar mágico. Cada noite o céu era mais bonito, sem nenhuma luz atrapalhando o espetáculos das estrelas cadentes, nas noites frias fazíamos fogueiras e nas noites quentes… não me lembro, eram muito raras. Nos dias quentes íamos até a cachoeira, as águas eram muito geladas, mesmo no verão. Claro que não poderia me esquecer das cavalgadas, dias e mais dias andando a cavalo, eram sensacionais!

Neste lugar especial, eu passei algum dos melhores momentos e experiências da minha vida, criei espaços imaginários, como a casa do meu cavalo, a casa das bonecas e claro, a casa das barbies, maior sucesso infantil da minha época.

Hoje o espaço físico não é o mesmo, transformamos o nosso espaço privativo de lazer em um hotel, agora, tenho o imenso prazer de fazer com que as pessoas tenham ao menos um pouco das experiências que eu pude ter a vida inteira.

DO OUTRO: Como não estava presente nesta aula, li o texto de um colega e conversamos sobre para poder elaborar o meu de acordo com o dele. Achei muito interessante a abordagem dele sobre o consciente, fazendo um grande rearranjo de alguns dos conceitos mais discutidos em no decorrer destes anos de curso.

Quatro importantes conceitos foram abordados, território, não-lugar, espaço hiper-real e futuro. O texto foi bastante pontual e conseguiu abordar os pontos principais de cada conceito quando discutidos, como se tivesse armazenado uma palavra de cada professor, “não-lugar = Disneylândia”, “território = espaço delimitado”, interessante analisar e perceber que até os conceitos possuem os seus “highlights”, apenas uma palavra pode agrupar o significado de um conceito que até hoje é discutido.

EXTRA: Passado, presente e futuro, três tempos distintos, mas ao mesmo tempo muito interligados entre si. Baseamos o futuro através de experiências do passado, ou até mesmo, através de todas as informações que adquirimos no  presente e guardamos para serem utilizadas no futuro.

Cada tempo é constituído por diferentes espaços, lugares, não-lugares e até mesmo hiper realidades.

Relatos:

Experiência Praça

A Praça do Pôr do Sol é um lugar público na cidade de São Paulo, localizada no Bairro Alto de Pinheiros. O mais atraente desta área é que ela consegue agradar e acolher pessoas de diferentes estilos, idades e as mais diversas atividades, todos os finais de semana em que frequento sempre me encontro admirando a heterogeneidade das pessoas que ali passam. São desde mães com bebês, a músicos, pessoas praticando “slack line”, cães brincando, pessoas lendo… um universo de experiências em um lugar simples, mas cheio de diversas percepções.

Experiência Arte Africana

Minha última viagem internacional foi a África, tive a oportunidade de conhecer um pouco da África do Sul, da Tanzânia e do Quênia. O contraste entre Johannesburgo e as cidades da Tanzânia e do Quênia são imensas, de um lado você tem um país relativamente rico, com uma cidade moderna, onde é possível visualizar muitas mansões, grandes shoppings e hotéis, do outro existem diversas tribos, onde a cultura é fortemente preservada.

O contato com a arte desses povos foram experiencias interessantes, como a Tanzânia e o Quênia são lugares, ainda considerados inóspitos, a arte é muito concentrada no artesanato, as pinturas são voltadas para atividades do dia a dia ou para a popuplação local, como os Masais. São diversos os acessórios feitos em miçangas, colares utilizados em rituais, panos coloridos feitos a mão e esculturas de madeira.

Em Johannesburgo, por ser um início de metrópole, tudo era mais moderno, prédios projetados por arquitetos famosos com traços sutis da cultura africana na decoração dos lugares.

Experiência Tribo Masai – Kenya

A visita a tribo Masai acredito ter sido uma das mais impactantes da minha vida, poder presenciar pessoas que ainda vivem de forma primitiva mesmo tendo contato com o “homem branco” é sensacional! Achei incrívell o quão preservada ainda é a cultura dessas pessoas.

A tribo era formada por cinco casas, construídas com madeira e cocô de vaca ou boi molhado, o teto foi feito com palha. No interior da casa, não havia odor algum, eram apenas 4 cômodos, 3 quartos e uma pequena “sala”, se assim, posso chamar, pois não haviam móveis, não haviam portas dentro da casa, apenas a porta de entrada. As crianças dormem todas juntas em uma mesma casa.

Eles são auto-sustentáveis, criam bodes e cabras, se alimentam praticamente de carne, alguns vegetais e sangue de bode. Quando precisam de dinheiro, além do valor que pagamos para poder visitar, eles produzem um pouco de artesanato e podem vendem um bode. Os meninos, quando atingem uma certa idade, são obrigados a fazer a cincuncisão, na própria tribo. As meninas se vestem com panos de cores alegres e  muitos acessórios. A poligamia é comum entre os Masais. Um cultura autêntica e impactante.

Imagens:

Arte africana

IMG_0024

Tribo Masai

IMG_0396

Praça Pôr do Sol

Praça do por do sol

Desenhos:

Arte africana

photo

Cidade x Tribo

 photo-2

 Praça do Pôr do Sol

photo-3

Vídeo:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *